RESPEITO

A importância do respeito


Respeito é oriundo da palavra latina respectus e significa ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração. A palavra em questão também representa “olhar outra vez”, algo que merece um segundo olhar.

É um dos valores mais necessários e tem grande importância na interação social. Muitas religiões abordam o tema “respeito ao próximo”, porque ele mútuo, representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

Uma das importantes questões do respeito é a reciprocidade. Respeitar não significa concordar com as pessoas em todas as áreas, mas significa não discriminar ou ofender as pessoas por causa da forma de viver ou suas escolhas. Conclui-se que para sermos respeitados pelas nossas escolhas temos que respeitar as do próximo também, porém não devemos confundir com tolerância e nem pensar que se não desprezo, então estou respeitando.

“Respeitar alguém é se doar por conservar valores que começam dentro de casa e se espalham em atitudes para com todos os tipos de vida.”

Kelly Cardozo da Silva
Respeito - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

Respeite os animais

Imagem

Respeito é o caminho